quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Fui apanhar Maçãs

O Parolo e a família, há uns anos, tinham uma actividade anual com um grupo de amigos que era a apanha da Maçã. Este ano recuperamos a tradição e foi muito divertido.

O encontro estava marcado para as 10h na Estação de Serviço de Águas Santas e o destino era Carrazeda de Ansiães, se bem que antes, muita água ia ainda correr por baixo da ponte.

Primeira paragem - FAVAIOS - e lá fomos à Adega beber um copito para abrir o apetite. Aqui o grupo ficou todo reunido. 
Enquanto eu conhecia pessoas novas, o Parolo andou a recordar tempos e amizades perdidas no tempo. E histórias...tantas....



(Imagem retirada da net que me esqueci de tirar foto)

Próxima paragem - TUA - sendo que era uma paragem obrigatória pela beleza do local, havia ainda a intenção de comprar pão (a tradição ainda é o que era).

Já estava tudo cheio de fome e calor e arranjamos um lugar para picnic que estava vazio, que tinha montes de sombra, um espaço enorme para os miúdos brincarem com baloiços e tudo.
Mas esta gente é exagerada, cada um levou qualquer coisa, mas em quantidades de banquete. Havia Arroz de Pato, Bifes de Cebolada, Rojões, Quiches, Croquetes, Rissóis, Bolinhos de Bacalhau, ...., montes de sobremesas - 3 bolos de cenoura, enfim...era tanta a comida que se decidiu voltar a picnicar no dia seguinte.

A noite ia ser passada num hotel/pensão que devia ser espetacular há uns 20 anos mas que estagnou no tempo e apesar de ter condições era estranho.
Estava muito vazio, a decoração era antiga, a banheira do meu quarto ocupava meia casa de banho (era cinzenta e triangular e enoooorme), mas o que interessa "é que era limpinho".
Depois do pic nic fomos ao hotel deixar as coisas e lá fomos para a quinta apanhar as maçãs.

Foi muito giro. Fomos em cima do atrelado puxado pelo tractor, todos juntos e a cantar. Apanhamos as Maçãs, apanhamos com maçãs podres em cima, rimos muito.
A contabilidade final para nós foi - 48Kg de maçãs apanhadas.






Voltamos ao hotel/pensão a tempo do jantar.

A tradição dita que após os jantar se joga à Lerpa, mas como me pareceram todos muito profissionais, com dinheiro já trocadinho e tudo, e como eu jogo mesmo muito mal às cartas, desculpei-me com a Delicinha e fiquei a vê-los jogar de longe ;)
Como qualquer jogo de cartas que se preze, teve risos, gargalhadas, batota, acusações, amuos, ...

No dia seguinte, conforme combinado, lá fomos picnicar outra vez mas num local diferente - Vila Pouca de Aguiar.

Passamos um fim-de-semana diferente, muito prazeiroso, fizemos novas amizades e a Delicinha ADOROU (podia era ter dormido tranquilamente de noite e evitado um birra monumental de manhã, mas a coisa passou rápido ;))

Sem comentários:

Enviar um comentário

Será que regresso?

 Ando com vontade de escrever e de continuar a partilhar histórias mas, ao mesmo tempo, ando tão cansada, tão exausta, que não sei se vou co...