segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Estou tão triste ou quando há males que vêm por bem

Desde o dia em que a técnica do rastreio visual da Delicinha me perguntou se achava que ela via bem que estava numa ansiedade desmedida. A possibilidade de a minha filha ver mal nunca me tinha passado pela cabeça. Eu sei que a genética não se resume aos progenitores e a minha mãe até vê muito mal, mas raios, a miúda ia ter uns olhos de lince como os pais.
Enganei-me...

No momento do rastreio apeteceu-me bater na técnica que estava a questionar a visão da minha filha, principalmente porque depois de lançar a dúvida não tinha conhecimento para me dar respostas, explicações. Mais valia que fizesse o que lhe competia sem tecer comentários, agora se me diz:

Técnica:"A sua filha vê bem?" 
com cara de espanto, eu digo que sim. Vê os aviões ao longe, as formigas, pinta à distancia normal do papel... 
Ela contrapõe: "é que dão uns valores muito diferentes.."
Eu: "Como assim diferentes?"
Técnica: "Costuma dar 0; 0.75 e a ela dá 4;5"
Fiquei azul e perguntei "O que é que isso quer dizer???"
E ela responde um irresponsável, irritante, preocupante: "NÃO SEI! O médico é que depois lê o relatório e, se vir que é importante, chama-a para uma consulta. Mas olhe que isto pode demorar...TRÊS MESES!"

Fiquei possessa. Porquê tanto tempo??? Porque raio a mulher fala se depois não sabe explicar? 

Enfim, falei ao pediatra que me recomendou que esperasse.

Na segunda-feira passada fui buscar a Delicinha à minha mãe para ir ao médico porque estava com uma inflamação. Qual é o meu espanto quando vejo que tinha chegado no correio a indicação da ARS a informar que iria ser contactada para marcação de consulta oftalmológica no hospital por terem sido notados valores anormais no rastreio.
Pensei "FANTÁSTICO, mesmo a tempo!"

Mas há mais nesta história de como o universo, quando parece que não nos está a ajudar, faz com que as situações se encaixem e façam fazer sentido.

No pediatra conversamos sobre o assunto e ele diz que em medicina têm que ter certezas e recomenda-me um Oftalmologista Pediátrico para ver a Delicinha. Disse para eu marcar consulta para ficar mais descansada.
Ligo para o hospital onde o médico dá consultas e diz-me a recepcionista: "O senhor doutor está a fazer marcações para Março!"
Eu respondo que lá terá que ser.
A rapariga, depois de ver a agenda dá um gritinho de diz "Aiaaiaiai, tenho uma vaga para sexta-feira, quer?
Oh pois claro que quis.

E foi um dos dias mais tristes na minha vida. O médico, após 3 gotas em cada olho mais todo o tempo de espera que a pupila dilatasse, confirmou que ela tinha um astigmatismo e receitou-lhe óculos, os quais terá que usar SEMPRE, de manhã à noite. Após a minha pergunta se seriam só para correcção a resposta que tive foi um "Não vamos falar sobre isso agora...." mas fez um silêncio que fez acreditar não não seria só uma simples correcção, principalmente porque a graduação dos óculos é de 2,50.

Agora é fazer os óculos e dar graças a Deus pelo rastreio, pela vaga mais cedo para o médico e que seja como ele disse: "Os miúdos adaptam-se muito bem aos óculos"

Sim, eu sei que usar óculos não é nada do outro mundo, e que o diagnostico podia ser pior e que há coisas bem mais graves, mas fiquei triste porque ela ainda não tem 3 anos e já vai ter que andar de óculos...e vai ter a responsabilidade de andar sempre com aquilo.





2 comentários:

  1. Cá em casa a mãe vê mal como tudo. O pai, não sabe o que é ver tudo turvo a dois palmos da cara. O António também vai usar óculos. Tem miopia e astigmatismo mas, como ainda vê 8/10 preferem que não use para agora. Não vai corrigir nada e vai ter que ter a responsabilidade de andar com os óculos. Quando entrar para o 1o ciclo, vai começar a usar. Mas a graduação não é tanta como a L. Mas o que queria mesmo dizer é que eu sou cegueta. Mesmo. Não vejo ninguém sem óculos e acredita que é um alívio para a tua filha ver bem. Pode ser incómodo inicialmente mas, acredita que é um mundo novo que ela vai descobrir. E um mundo muito melhor , mais nítido e mais colorido ❤️

    ResponderEliminar
  2. Desculpa não te ter respondido, esta treta não me mostrava que tinha os comentários pendentes a aguardar moderação.
    O médico da Laura disse logo que nem havia discussão possível, que era para usar JÁ, de manhã à noite. É uma tristeza. Eu sei que não é o fim do mundo e que o ela ver bem é o mais importante, mas é tão pequenina...

    ResponderEliminar

Será que regresso?

 Ando com vontade de escrever e de continuar a partilhar histórias mas, ao mesmo tempo, ando tão cansada, tão exausta, que não sei se vou co...