quarta-feira, 1 de abril de 2015

Viro

Vive na rua da minha mãe o Viro, senhor já de alguma idade, casado com a Vira, de quem herdou o apelido, reformado e coscuvilheiro-mor da freguesia

Durante a minha infância sempre que ia brincar com os meus primos para o parque atrás das nossas casa, o Viro e a Vira eram presença assídua à janela; quando, já mais velhos, chegávamos da noitada e ficávamos no carro, com o motor a trabalhar, para a solfagem nos aquecer, na treta sobre a noite, lá ouvíamos a persiana a abrir para ver o que se passava rua.
São os primeiros a chegar à missa e os último a sair do adro, sabem da vida tudo sobre a vida de todos (verdade ou não).

No outro dia, estava eu a fechar o carro para ir almoçar e quem sai do seu portãozinho?? O Viro!
Ele: "Olá, como está? Ao tempo que não a via!"
Eu: "Olá, está tudo bem obrigada, e com vocês?"
Ele: "Está tudo bem...então por aqui? Vem almoçar à mãezinha..."
Eu: "Sim, é verdade.."
Ele: "Pois...e daqui a pouco vai trabalhar...Onde trabalha?"
Eu não especifiquei, de propósito, e ele não se satisfez
Ele: "Mas trabalha onde, em que?"
Voltei a não especificar, e depois do carro fechado e a carteira no braço me dirigi para casa.
Ele: "E já não está a morar aqui pois não? Está onde? com o namorado? Ou o marido? E filhos?.."

Eu olhei para ele, ri-me e disse "Até amanhãaa"

Ontem, mais uma aventura...cheguei a casa da minha mãe às 13.45h, tinha que estar no escritório às 14h e estava a morrer de fome, não tinha tempo a perder e quem me aparece?? O Viro!!
Ele: "Olá!! Olha que ela é!! Sempre a mesma, a correr..."
Eu: "Sim, tudo bem, eu hoje estou cheia cheia de pressa"
Ele: "Mas e vem almoçar à mãezinha e..."
Eu: "Desculpe, eu estou MESMO cheia de pressa"
Ele: "Mas..."
Eu entro em casa, mas sinto que ele ficou a olhar para a porta...volto a abrir uma nesga:
Eu: "Sr. M amanhã falamos eu tenho MESMO MUITA PRESSA!"

E, contrário a tudo o que aprendi, fechei-lhe a porta na cara.
Contei ao meu pai, ele riu-se e disse "Deixa lá! Ele amanhã já vem ter contigo para coscuvilhar".
Estou a aguardar...





Sem comentários:

Enviar um comentário

Será que regresso?

 Ando com vontade de escrever e de continuar a partilhar histórias mas, ao mesmo tempo, ando tão cansada, tão exausta, que não sei se vou co...