terça-feira, 22 de maio de 2018

Quando a saúde é um negócio

O Parolo é ligeiramente hipocondríaco. Como sou super apaixonada por ele, digo ligeiramente, porque qualquer outra pessoa vê que o homem é um trenguinho e até fica a suar quando sente algo estranho.
No entanto não pode ir ao médico sozinho senão só diz metade dos sintomas que tem e guarda o resto para partilhar comigo...(como se eu fosse médica...que não sou...pelos menos licenciada, porque já podia ser :p)
Mais, não só sou a sua "médica" particular, como sou a sua assistente, já que parece ter uma impossibilidade de ligar para agendar as próprias consultas. 
Mas como ele até é um "gajo" porreiro, eu assisto-o.

Quando a Delicinha nasceu ele pediu e pediu e pediu para lhe marcar médico, que não andava bem do estômago. Eu, entre amamentações, lá lhe marquei médica.
No dia marcado lá foi ele...SOZINHO, já que eu ainda não estava em condições de grandes saídas.
Quando chegou do médico perguntei como correu a consulta. Resposta épica: "Oh, quando a médica perguntou o que eu tinha, eu disse que já não era nada, mas que só tinha ido porque tu tinhas insistido"....fiquei verde. 
A verdade é que entre o pedido e a consulta passou uma semana, e provavelmente já não se estaria a sentir tão mal, uma vez que o problema dele, como eu digo sempre é "más digestões | Gases | Problema Mental".

Passados uns meses, afinal estava muito mal e precisava de consulta outra vez. Lá lhe voltei a marcar médico, mas desta vez já o acompanhei. Foi pior a emenda que o soneto, já que o médico foi fantástico e rapidamente percebeu que ele não tinha nada e disse: "Sabe, se quiser eu mando-o fazer endoscopia e colonoscopia, mas acho que não vale a pena correr esses riscos. Se o hospital sabe que eu lhe estou a dizer isso, despede-me, porque eles querem é que eu recomende montes de exames, mas em consciência eu não faço isso. E sabe como eu sei que não tem nada? Pela cara relaxada da sua mulher. se ela estivesse inquieta, eu preocupava-me, mas com as suas queixas e a cara dela, vá viver a sua vida e tenha cuidado com o que come"
Adorei o médico. Efectivamente ele não tem nada, tem um sistema digestivo que acusa quando ele se excede, que não faz bem as digestões, que é mais sensível.

As queixas foram aparecendo de vez em quando e, há umas semanas, intensificaram-se. Lá voltei eu às marcações.
Finalmente lá encontrou uma médica que lhe marcou um bateria de exames, com endo e colon incluídas. Ele ficou satisfeito, já eu....

E eu não fiquei satisfeita porquê?

Porque isto foi num hospital privado em que esperamos mais de uma hora pela consulta; porque quando entramos finalmente no consultório a médica nem se levantou para nos cumprimentar; porque pouco nos deixava falar; porque começou logo a escrever quando entramos, fazendo já a prescrição de MOOOOOOOONTES de análises.
Ela não lhe apalpou a barriga, ela não perguntou pelo historial...NADA, começou logo a marcar exames.
Eu não acho isso correto...que médica é esta?? Pelos visto uma médica conceituada e que nem vagas tem para os próximos meses, mas isto é um comportamento ético??? Não devia ter posto o bem estar e interesse do paciente à frente dos objectivos que tem que cumprir com o hospital?
Sim, porque toda a gente que eu via sair, vinha tudo com requisição de exames....

Para mim este tipo de comportamentos é vergonhoso e pouco ético, mas sei que é cada vez mais comum. É como a prescrição de antibióticos. Vamos ao médico com corrimento nasal, tosse, 38º de febre, já não é preciso mais nada:"é favor aviar uma amoxicilina na farmácia"

E vocês perguntam: "porque não lhe dás para trás?", "porque marcas as consultas" e eu respondo..."vai que um dia a queixa é a sério e depois a culpa é minha que desvalorizei as queixas dele..."

No entanto, somos uns sortudos, porque pudemos recorrer a um serviço privado e num mês temos consulta e fazemos os exames. 
Já as pessoas que têm que recorrer ao SNS têm, muitas vezes, listas de espera de 3 anos para a realização de uma endoscopia e chegam ao fim e vêm as suas marcações adiadas devido à greve.

Mais uma vez digo: Que país é este? Que gente é esta?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Será que regresso?

 Ando com vontade de escrever e de continuar a partilhar histórias mas, ao mesmo tempo, ando tão cansada, tão exausta, que não sei se vou co...