quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Foi difícil...mas foi!

Esta gravidez foi muito desejada, mas muito atribulada. 
Foi um processo longo, com algumas interrupções, alguns intervalos, sem stress. 
Com o passar do tempo fomos ficando preocupados até ao momento que decidimos que "agora é a sério, que o tempo está a correr!"
Decidimos ir ao médico e fazer todos os exames para verificar se estaria tudo bem.
Do meu lado fiz uma Ecografia e uma histeropipipi (o nome é impronunciávelhisterossalpingografia). Este último foi dolorosíssimo, um terror, de vir lágrimas aos olhos. Quando terminou comentei com a técnica: "Está visto onde está o problema...está tudo entupido!", ao que ela respondeu prontamente "Não...pode não ser, temos que esperar pelo relatório do médico".
A verdade é que o termo técnico não era "entupido", mas era "bloqueio das trompas".

Fui ao médico para lhe apresentar os resultados. 
O que ouvi a seguir tirou-me o chão: "É impossível engravidar. Temos que partir já para uma Fertilização" assim...de chofre. Como eu não cedo a pressões, e gosto pouco que decidam assim  minha vida coloquei mil questões. Era o que faltava encurralarem-me desta forma a "levarem-me" a fazer um tratamento de 800€, com uma probabilidade mínima de dar certo, sem uma segunda opinião...
Saí do consultório e desabei. 
O Parolo, como sempre, é a minha bóia, é quem me mantém à superfície, quem me mima, quem me entende, quem...TUDOOO - "este gajo não percebe nada do assunto (ele é especialista em fertilidade). Vais ver que vamos conseguir sem fazer tratamento nenhum. E se não der, paciência, vamos a uma segunda opção, vamos procurar soluções. Isto vai dar certo, eu SEI que vai!"
Eu não sei como, mas a verdade é que para mim, o que ele me estava a dizer era uma verdade absoluta, sem contestação.
Passado um pouco relaxei e pensei "Isto vai correr bem. Ele disse que ia, é porque vai!"

Relaxamos, respiramos e seguimos a vida normal.

A primeira coisa que fiz foi marcar uma consulta no SNS para ser seguida pelo serviço público na questão da "Infertilidade".

Primeira Surpresa: a rapidez na marcação da consulta. Marquei online e em 15 dias estava a ser atendida no centro de Saúde :)
A consulta correu bem, tirando a parte em que o médico me quis pesar... :s

Segunda Surpresa: em mais 15 dias recebo a confirmação de consulta no hospital (nunca pensei, julguei que ia esperar meses, mas não)

Enquanto casal, tudo continuava normal ;)
Chega a altura do período (sempre fui regular) e...nada... Pensava eu "oh...está tudo desregulado...amanhã vem". E o amanhã trouxe outro amanhã e outro e outro e...NADA.

Não comentei nada com o Parolo (nem da dúvida nem que a consulta nos hospital estava marcada). Primeiro porque não queria criar falsas expectativas (já que eu própria não queria acreditar) e segundo porque a consulta no hospital estava marcada sem que ainda tivesse 15 dias de atraso.

Fui à consulta, sentei-me em frente ao médico e ele pergunta:
"Então o que a traz por cá?"
Ao que respondo: "Pois que já não tenho a certeza, a situação era X(e relatei tudo) mas...estou com um atraso de quase 15 dias"
Ele olha para mim com os olhos muito arregalados e muito entusiasmado diz: "AI isso era tão bom...dê-me um minuto...eu venho já. Aqui neste gabinete não há ecografos, mas eu vou desencantar um em qualquer lado". E saiu a correr.

Voltou com a mesma pressa e disse: "Siga-me, já encontrei, vamos ter que passar atrás de outra consulta, mas não faz mal"
E lá fui eu...o médico...as 2 estagiárias...a enfermeira para o gabinete do ecografo.

E lá estava o milagre...com coração a bater... Pela primeira vez na minha vida fiquei sem palavras e senti um calor a subir por mim acima que nunca tinha sentido...
Deram-me os parabéns, a enfermeira abraçou-me, a felicidade era geral!!


Saí da consulta e, enquanto marcava a próxima, escrevi este Olha!

E fiquei doida...e fui trabalhar :)

Não percam os próximos episódios :)


1 comentário:

  1. Até agora, o meu post preferido! Fiquei arrepiada agora, tal como fiquei quando me ligaste a contar! Os filhos são o melhor do mundo... mesmo quando ainda são para os outros apenas "embriões".

    ResponderEliminar

Será que regresso?

 Ando com vontade de escrever e de continuar a partilhar histórias mas, ao mesmo tempo, ando tão cansada, tão exausta, que não sei se vou co...